A Dinamarca é um dos maiores centros de design do mundo. Graças a nomes que se tornaram famosos nos anos 1950, como Arne Jacobsen, Hans Wegner e Børge Mogensen, o design dinamarquês se tornou sinônimo de linhas arrojadas, alta funcionalidade e novas formas de pensar. Essa herança está presente ainda hoje, permeando tudo, dos negócios aos lares do país. Pense em Bang & Olufsen, Stelton, LEGO: de móveis e artigos para a casa a brinquedos e moda, se é bonito e funciona bem, é bem provável que seja dinamarquês! Siga as pegadas de grandes designers com este roteiro na Dinamarca:
A principal rua de design da Dinamarca
Um excelente lugar para começar um tour pelo design dinamarquês é Bredgade, em Copenhague. Aqui você encontrará a casa de leilão Bruun Rassmussen, além de maravilhosas lojas de antiguidades repletas de nomes conhecidos do design, como Georg Jensen e Arne Jacobsen. No número 69 está o Museu do Design da Dinamarca.
Museu do Design da Dinamarca
Visite o Museu do Design para ver a exposição Utopia e Realidade, sobre design de móveis dinamarquês do século XX. Esta é a maior exposição deste tipo na Dinamarca, e inclui nomes de peso como Kaare Klint, Poul Henningsen e Arne Jacobsen. Depois, faça uma pausa no café, mobiliado com peças assinadas por Hans J. Wegner e Poul Kjærholm.
Centro de Design Dinamarquês
Em frente ao parque de diversões Tivoli, em Copenhague, em um edifício projetado pelo mundialmente famoso Henning Larsen, você encontrará o Centro de Design Dinamarquês. Visite suas exposições sobre os temas mais variados, de blocos LEGO e lixeiras Vipp a itens clássicos da Bang & Olufsen. Você também pode ver a primeira cadeira do mundo feita de uma única peça de plástico, desenhada por Verner Panton.
Royal Copenhagen
A Royal Copenhagen é sinônimo de design dinamarquês topo de linha desde 1775. Em sua loja e centro de recepção em Amagertorv, Copenhague, você pode ver filmes e antiguidades, além de sucessos de venda contemporâneos e pratos de Natal de 1908 em diante. Sua velha fábrica em Frederiksberg é hoje sua ponta de estoque.
Tivoli de Poul Henningsen
Da próxima vez que você for ao parque de diversões Tivoli, preste atenção ao belo jardim das lanternas, desenhado por um dos primeiros designers funcionalistas, Poul Henningsen. Quase 2000 lanternas iluminam as áreas ao redor do lago no Tivoli, originalmente equipadas com pequenos motores para que elas pudessem acender como piões.
O primeiro hotel de design do mundo
O Hotel Radisson Blu Royal, Copenhagen, é celebrado como o primeiro hotel design do mundo, projetado por dentro e por fora em 1960 pelo arquiteto mundialmente famoso Arne Jacobsen. O quarto 606 ainda conserva os móveis e arranjos originais de Arne Jacobsen. Outros hotel design que vale a pena conhecer é o Bella Sky Comwell. É impossível não se impressionar e maravilhar com sua arquitetura. Uma excelente opção de acomodação na capital do país.
Prefeitura de Aarhus
Visite a Prefeitura de Aarhus para admirar o talento de Arne Jacobsen, que projetou o edifício em parceria com o colega arquiteto Erik Møller. Este edifício, cujos interiores são projetados por Hans J. Wegner, é hoje patrimônio da humanidade, além de um exemplo brilhante do funcionalismo dinamarquês.
Não deixe de visitar a Dinamarca e conhecer tudo sobre o design mais famoso do mundo! Para profissionais de turismo brasileiros, é bom saber que uma empresa que promove um roteiro focado no design dinamarquês, em viagens de incentivo, eventos e conferências, é a operadora local NW Production.
Para saber mais sobre o destino, acesse o site.