Além da vibrante natureza norueguesa, o destino tem ótimos museus para quem quer enriquecer as férias com conhecimento, cultura e história. No país inteiro há várias alternativas. Veja algumas a seguir:
Em Oslo:
O Munch Museum, por exemplo, é uma coleção das principais obras do artista mais famoso da Noruega, além de mestre do expressionismo, Edvard Munch. São vinte e oito mil obras expostas, entre elas pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e fotografias.
O quadro mais característico do artista, O Grito, pode ser conhecido na Galeria Nacional, que existe desde 1837. E não é só isso. O museu abriga uma das maiores coleções públicas de pinturas, desenhos e esculturas da Noruega. Além de uma sala dedicada exclusivamente ao Munch, pintores como Cézanne e Manet também estão representados. É uma atração imperdível pra colocar no roteiro em sua visita à Oslo.
Em Bergen:
Já em Bergen, os visitantes podem ir ao museu de um dos mais célebras compositores noruegueses, Edvard Grieg, nascido no século XIX. Ali é possível se deleitar diante de concertos de piano e competições de música, além de fazer um passeio guiado. A casa foi o lar do compositor e de sua esposa Nina, contruída em 1885, onde moraram juntos por vinte e dois anos. O local foi transformado em museu no ano de 1928.
Nos arredores da cidade, em Lysøen, a casa de outro artista também pode ser visitada, o violinista Ole Bull. A construção é fora do comum e muito impactante, tal qual o antigo morador.
Outra opcão é o KODE, o museu de artes localizado no centro de Bergen, com uma coleção extensa de obras e design. Há desde o já falado Edvard Munch a obras de Nikolai Astrup, Pablo Picasso, Paul Klee e J. C. Dahl. A exposição The Silver Treasure é imperdível e apresenta artefatos e artesanatos confeccionados nos últimos quinhentos anos.
Venha para a Noruega e se inspire diante de tanta arte, música e história!
Para mais informações sobre o destino, acesse o site.