Consciente de que seu maior patrimônio é a natureza, Seychelles tem adotado práticas ambientais exemplares bem antes do tema sustentabilidade alcançar notoriedade na mídia.
O país já assegura a proteção de 50% de suas terras e 30% de suas águas marinhas, porém suas ações se estendem ainda mais.
Certificação de Sustentabilidade
Em 2012, o arquipélago de Seychelles lançou um programa de certificação de sustentabilidade voltado para o setor hoteleiro, com o objetivo de incentivar a indústria a aprimorar continuamente a implementação de boas práticas de sustentabilidade, reconhecendo e premiando seus esforços.
O certificado é validado pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), uma organização internacional dedicada a promover práticas de sustentabilidade no turismo em todo o mundo. Com o êxito do programa, em 2024, o governo decidiu expandi-lo para incluir restaurantes e operadores de turismo.
Projetos de conservação
Seychelles não mede esforços para garantir a conservação de sua biodiversidade e por isso lidera e apoia diversos projetos notáveis. Um deles é o Ridge to Reef, que visa a proteção desde o cume de suas montanhas até os corais no fundo do mar, concentrando-se na melhoria da gestão e conservação de florestas, ecossistemas agrícolas, costeiros e marinhos.
A conservação e restauração de corais é um dos temas mais discutidos no país, dada sua importância para manter a saúde dos oceanos, que por sua vez influencia diretamente na segurança alimentar, no emprego e na proteção das zonas costeiras. Para enfrentar esse desafio, o governo criou uma política nacional e um plano de ação estratégico de cinco anos, que visam implementar uma estrutura de governança até 2025.
Esse plano inclui reduzir os fatores de estresse nos corais e aumentar a conscientização pública sobre a importância dos recifes. Junto a várias ONGs e em parceria com as Ilhas Maurício, Seychelles também apoia um programa de restauração que contribui no cultivo e transplante de corais, utilizando técnicas científicas inovadoras para identificar espécies resistentes e otimizar todo o processo.
Proibição de plástico de uso único
O plástico é um problema visível para quem reside próximo às praias ou as frequenta. Embora acordos globais para o combate ao plástico de uso único ainda não tenham sido bem-sucedidos, o governo de Seychelles vem implementando leis que proíbem o uso de diversos itens no país desde 2017.
Entre os materiais que não podem entrar no arquipélago estão: sacolas, copos, talheres, pratos, canudos, embalagens de isopor e até mesmo balões de festa.
Sustentabilidade em Seychelles: Eventos
Anualmente, o governo apoia eventos que reforçam a importância dos recursos naturais. Entre eles está o Seychelles Ocean Festival (Festival Oceânico de Seychelles), que reúne atividades centradas na sustentabilidade, educação e envolvimento da comunidade, mostrando tanto a beleza quanto a fragilidade do ambiente marinho das ilhas.
Outro exemplo é o Festival dos Corais, lançado em 2024 pela Autoridade de Parques e Jardins de Seychelles. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos recifes de corais, da conservação marinha e das práticas sustentáveis.
A adoção de boas práticas sustentáveis em Seychelles serve como um exemplo inspirador para outros destinos ao redor do mundo. Proteger o meio ambiente é uma responsabilidade coletiva que beneficia não apenas o planeta, mas também a qualidade de vida das gerações presentes e futuras. Escolher destinos comprometidos com a sustentabilidade é uma forma de reconhecer e valorizar esses esforços, além de incentivar outras regiões a adotar iniciativas semelhantes.