Com o Brasil sendo considerado o quarto país mais estressado do mundo, tirar férias nos dias atuais não é apenas sobre viajar para conhecer uma nova cultura. Este também é um momento importante para cuidar de si mesmo, deixar o computador e telefone de lado, respirar mais devagar, dar atenção às necessidades do corpo que na correria do dia a dia acabam em segundo plano.
Se você quer embarcar em uma aventura para zelar pelo seu bem maior — VOCÊ — Seychelles será sua porta de entrada. A seguir, vamos revelar uma série de experiências que este santuário de serenidade pode te oferecer.
Vamos lá?!
Faça uma triagem de bem-estar

Você sabia que a combinação entre ciência e tratamentos alternativos agora faz parte de programas de bem-estar oferecidos por hotéis? Chegou a hora de reprogramar seu sono, alimentação e condicionamento físico em um dos mais belos destinos do planeta, as Ilhas Seychelles.
O recém inaugurado Waldorf Astoria, em Platte Island, trouxe consigo uma inovação chamada Wellness Screening WMS, uma tecnologia não invasiva que analisa mais de 30 biomarcadores fisiológicos importantes para a saúde como o condicionamento cardiovascular, distribuição de oxigênio, sistema nervoso autônomo e parâmetros de estresse. A partir dos resultados, o viajante poderá aderir a um programa de recuperação adequado, que pode incluir práticas ancestrais de Ayurveda e massagens detox.
Na Félicité Island, o resort Six Senses traz um programa especial para quem não se lembra mais o que significa dormir bem. Aqui, seu sono será monitorado e ao analisar seus padrões, serão recomendados tratamentos como massagens holísticas e a prática de yoga nidra – uma modalidade do yoga que promove o relaxamento profundo.
Aproveite as plantas medicinais da região

Entre as tradições seychellois, destaca-se o conhecimento de plantas medicinais transmitido por diversas gerações por xamãs conhecidos como “Bonom di bwa”. Uma das plantas medicinais mais valorizadas em Seychelles é a bwa koulev (Psychotria dupontiae), conhecida por tratar desde dores de cabeça à hipertensão.
Essa herança é encontrada nos dias atuais através de herbalistas capazes de curar doenças com remédios à base de ervas.No centro de naturopatia Vitality, em Mahé, você pode passar por uma consulta e adquirir remédios naturais customizados para suas necessidades. Para quem gosta do tema e quer conhecer mais sobre as plantas medicinais da região, vale dar uma passada no Centro Nacional de Biodiversidade e passar pelo Jardim Medicinal.
Mergulhe no yoga

Muita gente já descobriu que o yoga traz benefícios que vão desde a melhoria da flexibilidade e do condicionamento físico até a redução da ansiedade e estresse. Em Seychelles você pode extrair destes benefícios enquanto toma um banho de floresta ou ouve o som das ondas do mar.
Uma das acomodações que se sobressaem neste quesito e que é ideal para quem busca preços mais acessíveis é o Paradise Chalets Yoga & Wellness. Localizada em Mahé, e com vista para a deslumbrante baía de Anse Parnel, a hospedagem promove retiros de yoga e aulas de diversas modalidades, como Vinyasa, Yoga Restaurativa e até Aerial.
Resorts de luxo também contam com alternativas fascinantes. Na ilha Desroches, o Four Seasons possui uma combinação de práticas de yoga que visam proporcionar aterramento energético, conexão com a Mãe Terra e consigo mesmo.
Recarregue suas energias

Para quem busca outros tipos de cura, algumas práticas prometem energizar o corpo e a alma. Adeptos ao sound healing – terapia que utiliza a vibração sonora para a cura dos desequilíbrios físicos e mentais, podem agendar uma sessão com a Sound Journeys Seychelles. Rose-May oferece sessões tanto para casais quanto viajantes solo, além de banhos sonoros em grupo e retiros personalizados.
Uma profissional recomendada para quem é adepto à terapia somática – que auxilia a regular as emoções e até mesmo a tratar experiências traumáticas – é a Isabella Houareau. Além de treinamentos de consciência somática, Isabella também aplica visualizações guiadas, reiki e Compassionate Inquiry® – uma abordagem psicoterapêutica que visa ajudar a superar sofrimentos internos e ganhar clareza sobre seus comportamentos.
.
Texto escrito por Elaine Villatoro, jornalista de viagens – Live More, Travel More