Seychelles não é lugar para ver e ser visto. Pelo contrário. Por lá reina a privacidade e a personalização como mordomias. Por isso, ter um piquenique montado no topo de uma rocha com vista infinita para o oceano ou ser agraciado com o vinho preferido é o diferencial dos hotéis do arquipélago, que, aliás, estão entre os melhores hotéis do mundo.
O que parece mágica é, na verdade, o trabalho silencioso de equipes treinadas para entregar o impossível com naturalidade.
De vilas sobre as rochas a experiências que nascem do improviso, selecionamos quatro hotéis que fazem de Seychelles o lugar onde o conceito de mordomias atinge o auge.
Six Senses Zil Pasyon: a intuição vira serviço

No Six Senses Zil Pasyon, na ilha privada de Félicité, o hóspede é recebido por um GEM, isto é, o Guest Experience Maker. Traduzindo ainda mais, é o funcionário responsável por produzir experiências sob medida, sejam quais forem os desejos. Vai além de um concierge e mordomo que apresenta a villa com pelo menos 175 m2, a vista para o Oceano Índico de praticamente qualquer ponto do quarto e o terraço com piscina privativa e borda infinita: o GEM é um curador de momentos.
“Ando pela ilha com um telefone, e qualquer coisa que queira é só apertar este botão do telefone do quarto e me chamar”, diz o GEM depois de mostrar aos novos hóspedes também a adega particular, a banheira com vista para o mar, e o cardápio do café da manhã que pode ser servido na própria villa ou no restaurante.
O GEM pode, por exemplo, organizar um piquenique sobre as rochas típicas da ilha, um cinema particular sob as estrelas, banhos florais ou uma massagem surpresa para o casal.
A jornalista Natália Manczyk, por exemplo, fez uma solicitação inesperada ao GEM. Era dia dos namorados no Brasil e, sozinha na villa, ela solicitou ao GEM um coração de borracha apenas para fazer uma foto e enviar ao namorado no Brasil.
Na volta do passeio para uma ilha dos arredores, o GEM a esperava ansioso no píer: “Tem uma surpresa para você no seu quarto”, avisou. E não é que lá estava o coração? A diferença é que era bem maior do que ela pediu. Tinha cerca de dois metros e foi feito com folha de palmeiras durante toda a tarde por gente muito ágil no artesanato. É só um exemplo de que no Six Senses basta solicitar algo e será dado um jeito de atender ao desejo.
North Island: Mordomias no paraíso de poucos

O hotel escolhido pelo príncipe William e por Kate Middleton para passar a lua de mel só poderia ser mesmo ultra exclusivo. Na North Island são 11 villas na beira da praia, todas com privacidade garantida pelas palmeiras que as rodeiam, afinal o resort não é o tipo de lugar para ser visto.
As dez villas mais básicas, se é que se pode chamar assim, têm 450 m2 enquanto a exclusivíssima Villa 11 se espalha por 750 m2. Cento e vinte funcionários trabalham no hotel atendendo o máximo de 44 turistas que se hospedam naquela ilha-resort, e os mordomos ficam à disposição 24 horas por dia para atender literalmente qualquer desejo.
O jantar é privativo e pode ser solicitado em qualquer lugar da ilha: de cavernas naturais ao topo de rochas e à praia particular. O menu disponível é apenas inspiração, já que os chefs estão prontos para preparar pratos personalizados de acordo com o que o hóspede desejar: pode ser um menu de quatro etapas para quem está com desejo de comer frutos do mar ou um menu inspirado naquele restaurante com estrela Michelin que o viajante costuma ir.
Seja o vinho que pretende tomar, ou seja um ingrediente no menu, a equipe do hotel fará de tudo para conseguir.
Four Seasons Resort Seychelles: mordomias de alto nível

Na encosta verde da Baía de Petite Anse, o Four Seasons Resort é famoso pelas villas com piscinas privativas de borda infinita de onde se tem uma das melhores vistas de Seychelles. Mas o luxo vai além da paisagem: cada hóspede conta com um serviço de concierge multilíngue disponível 24 horas, que transforma desejos em realidade mesmo para quem está nas acomodações “mais básicas”.
Desde um jantar montado sob medida a qualquer hora na varanda da própria villa até sessões privativas de yoga à beira-mar, tudo pode ser organizado pelo concierge com um simples pedido no telefone.
Quem busca ainda mais exclusividade pode optar por uma das residences, villas de três ou quartos, que contam com um Residence Host exclusivo. Ele atua como um gerente pessoal da estadia: antecipa vontades, organiza piqueniques escondidos entre as pedras da praia ou volta do mercado com o vinho exato que o hóspede tem saudades.
Anantara Maia Seychelles Villas: luxo personalizado com mordomo exclusivo

No Anantara Maia Seychelles Villas, na costa oeste de Mahé, o conceito de hospitalidade atinge um novo patamar. Cada uma das 30 villas, com impressionantes 250 m², oferece vista para o mar ou para os jardins tropicais, além de piscina de borda infinita e banheira ao ar livre.
Os hóspedes contam com o Villa Host: um mordomo exclusivo disponível 24 horas por dia, dedicado a uma villa por vez. O profissional é responsável por atender desejos e proporcionar experiências únicas, como organizar jantares privativos na praia, preparar banhos aromáticos ou providenciar itens específicos para o minibar.
A gastronomia é outro ponto alto. Com o conceito Designer Dining, os hóspedes podem aproveitar refeições privativas e personalizadas em qualquer lugar da propriedade, seja no restaurante Tec-Tec, na própria villa, na adega ou em locais inusitados, sempre com o suporte do Villa Host.
Para completar a experiência, o resort oferece um spa com pavilhões em meio a muito verde, sessões de yoga e uma seleção premiada de vinhos, tudo pensado para proporcionar uma estadia inesquecível.
.
Texto escrito por Natália Manczyk, jornalista de viagens – @portadeembarque