Ir para a Amazônia significa vivenciar um novo mundo. A beleza de suas águas, a grandiosidade das florestas e as diferenças culturais transformam a visão de mundo das pessoas que fazem esse contato. A Expedição Katerre leva viajantes para adentrar essa outra realidade, navegando as águas do Rio Negro. Seja em épocas de chuva ou de seca, eles escolhem os melhores e mais bonitos locais a serem visitados.
O intercâmbio cultural também acontece entre os navegantes e as comunidades ribeirinhas que moram ao longo do rio. A Katerre, inclusive, é parceira da escola Vivamazônia, que promove a alfabetização de crianças na comunidade Gaspar. Elas aprendem a ler e escrever de formas diferentes das tradicionais, além de aprenderem sobre meio ambiente e preservação, essenciais para a sobrevivência dessas comunidades. Os mitos presentes na região amazônica foram tema para as apresentações de final de ano.
As crianças menores vão reproduzir a famosa lenda do Saci, enquanto os maiores criaram seu próprio texto baseados na região em que vivem. Eles contam a história de turistas que vão conhecer a Amazônia. A mulher acaba se perdendo e conhecendo os muitos segredos que a floresta esconde. Para recuperá-la, o marido sai em sua busca com a ajuda do curupira e outros personagens típicos.
Assim como contam as crianças, visitar a Amazônia é desvendar um pouco mais de seus segredos, cada um mais encantador e impressionante do que o outro. Que tal vivenciar um pouco dessa história junto com a Expedição Katerre e levar para casa uma experiência singular?
Para conhecer mais sobre a Katerre e seus roteiros, visite o site.
Próxima saída do roteiro Jauaperi-Xixuaú:
22 de fevereiro de 2014