Os surpreendentes sabores de Seychelles, culturalmente diverso

Qual tipo de comida você imagina encontrar nas Ilhas Seychelles? Por se tratar de um arquipélago, naturalmente os ingredientes marinhos roubam a cena do cenário gastronômico. Porém, as maneiras de prepará-los, a variedade de opções e o fato do país ser culturalmente diverso – com influências tanto africanas quanto europeias e asiáticas, fazem com que sua culinária seja surpreendente e democrática.

Sabemos que você quer viajar para Seychelles por conta das belas praias, mas garantimos que vai querer ficar pela comida! Seja saboreando um curry de polvo picante ou apreciando um copo de rum produzido localmente, a gastronomia creole é uma parte essencial da experiência.

Enquanto a data de ida não chega, vem com a gente conhecer alguns dos pratos e bebidas que aparecem nos cardápios mais tradicionais do país.

Pratos típicos

Kari Koko ZouritTrata-se de um curry de polvo cozido com leite de coco fresco. Ele também leva uma mistura de alho, gengibre, berinjela e diversas ervas. Cada família coloca seus temperos favoritos, e por isso o sabor pode variar um pouco entre um lugar e outro.

Soupe de Tectec: Uma sopa feita com pequenos mariscos da região chamados tectec, geralmente cozidos com abóbora, gengibre e alho.

Rougaille: Perfeito para qualquer ocasião, o rougaille é um prato creole com uma forte influência francesa. É basicamente um ensopado de tomate temperado com alho, cebola, e uma variedade de especiarias, que pode ser preparado com carne, peixe ou linguiça.

Ladob: Pode ser tanto doce quanto salgado, tendo como base fruta-pão, mandioca, batata-doce ou banana-da-terra cozida com leite de coco e especiarias. A versão salgada geralmente é servida como acompanhamento de pratos à base de peixe ou frango. Já sua versão doce, costuma ser feita de bananas-da-terra e recebe ingredientes como noz-moscada, baunilha e açúcar.

Bebidas típicas

Vamos falar de bebidas típicas? Aqui vão algumas delas:

Rhum Arrangé: Esta bebida alcoólica é feita infundindo rum com frutas tropicais, especiarias e ervas. Cada família tem sua própria receita, tornando cada degustação uma experiência única.

Kalou: Um vinho de palma feito a partir da fermentação da seiva de coqueiros.

Outro sabor divino e difícil de esquecer é o do rum de coco de uma destilaria local chamada Takamaka. Aliás, saiba que é possível fazer um tour guiado na sede, degustar os diversos sabores da marca, e se deliciar com os drinks à base de rum vendidos no bar.

Para quem prefere chás, ao visitar o Parque Nacional Morne Seychellois é possível acompanhar o processo de produção da fazenda SeyTé e provar seus deliciosos sabores, como o de baunilha.

Dica extra

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguêsEspañol