Nova série documental “Mato Grosso do Sul: Expoente do Ecoturismo para o Mundo” revela potencial do turismo ecológico no estado brasileiro

Em parceria com a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, a LPM acaba de lançar a série documental sobre os diferentes focos do turismo na região e as possibilidades inovadoras que o destino oferece

A série documental em quatro episódios é um olhar revelador sobre a riqueza e diversidade do ecoturismo no estado do Mato Grosso do Sul, mostrando como essa região tornou-se um exemplo para o mundo – foto: Maxwell Polimanti

A plataforma LPM, em parceria com a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, acaba de lançar o primeiro episódio da série documental “Mato Grosso do Sul: Expoente do Ecoturismo para o Mundo”. O documentário conta com nomes premiados do audiovisual em sua produção: a direção e cinematografia é de Maxwell Polimanti, a direção e o roteiro de Adriana Farias e a produção executiva de Gisele Abrahão, renomada profissional da Indústria do Turismo. A série destaca a riqueza natural e cultural dessa região única e celebra o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O primeiro episódio, ”O valor da preservação”, já está disponível gratuitamente no canal do Youtube da plataforma LPM.

A série documental em quatro episódios é um olhar revelador sobre a riqueza e diversidade do ecoturismo no estado do Mato Grosso do Sul, mostrando como essa região tornou-se um exemplo para o mundo, com um foco especial na valorização local, conscientização ambiental e na preservação. Navegar por entre os rios de águas cristalinas e das cavernas milenares do município de Bonito, pelas cachoeiras de belezas cênicas da Serra da Bodoquena, conhecer a tradição do homem pantaneiro e da viola de cocho no santuário de biodiversidade do Pantanal e da Serra do Amolar com a ação das mulheres ribeirinhas. Os episódios proporcionam uma verdadeira viagem pelos tesouros naturais e culturais que encantam os visitantes.

“O Mato Grosso do Sul é com certeza um dos principais destinos de ecoturismo do país. É uma referência na gestão responsável, voltada para a conservação dos seus principais ativos naturais e culturais”, destaca Bruno Wendling, Diretor Presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul. “Tanto Bonito quanto o Pantanal vêm há décadas realizando um trabalho maravilhoso buscando conservar não apenas os seus atrativos naturais, mas também preservando a sua história, a gente pantaneira que faz parte desta construção. Queremos contar histórias maravilhosas a partir de personagens que vêm realizando um trabalho fantástico e são responsáveis por construir um destino que se posiciona cada vez mais como um dos mais responsáveis e com experiências únicas no país”, complementa.

Cada episódio trará novas experiências e informações sobre o destino, com lançamentos quinzenais, durante agosto e setembro.- foto: Maxwell Polimanti

Sobre a experiência de realizar o documentário, Adriana Farias comenta:” Sou uma apaixonada por descobrir e contar histórias autênticas revelando a conexão entre as pessoas e o meio ambiente. Então, embarquei em uma jornada emocionante para criar, ao lado de Maxwell Polimanti, um documentário inspirador sobre o Mato Grosso do Sul. Com a proposta de capturar a essência da região como uma referência do ecoturismo não só para o Brasil, como para o mundo, mergulhei nesse desafio de explorar as riquezas naturais e culturais, a sustentabilidade e a preservação que tornam essa região tão excepcional. Foi uma experiência que me transformou profundamente e acredito que também vai impactar o público e promover reflexão a fim de valorizar e proteger esse patrimônio para as futuras gerações.” 

Os próximos episódios trarão novas experiências e informações sobre o destino, com lançamentos quinzenais, durante agosto e setembro. ”Cada encontro e cada cena capturada acrescentaram camadas à narrativa, revelando um Mato Grosso do Sul vibrante, cheio de tesouros naturais e de pessoas comprometidas com a natureza. Acredito que a melhor frase que define esse documentário é “descobri que viajar também é um jeito de cuidar” dita por um dos nossos entrevistados na Serra do Amolar, que será o 4° e último episódio da série”, relata Maxwell Polimanti.

O documentário inaugura um novo momento da LPM, plataforma de conteúdos que busca inspirar e informar sobre as riquezas que o mundo oferece, desde suas paisagens deslumbrantes até suas mais diversas culturas, pessoas e organizações que contribuem para a construção de um todo coeso e interconectado. A nova fase reforça o compromisso da plataforma com a promoção de valores e impactos positivos através da difusão de conhecimentos e experiências, incentivando a reflexão sobre o papel fundamental das sociedades na regeneração do planeta e destacando iniciativas inspiradoras, projetos sustentáveis e esforços coletivos para garantir um futuro promissor.

Para mais informações acesse: http://www.lpm.world/.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguêsEspañol