Principado de Mônaco lança seu primeiro satélite

Inauguração OSM (Orbital Solutions Monaco) com a participação do Príncipe Albert II de Mônaco

O primeiro nanossatélite produzido no Principado de Mônaco, OSM-1 CICERO, foi colocado com sucesso em uma órbita polar a 530 Km de altitude pelo lançador Vega (VV16), da empresa Arianespace. Ele foi lançado do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa) em 2 de setembro.

Produzido em laboratório monegasco, este nanossatélite, de 10 Kg e com medidas de 20x10x30 cm, orbita a Terra a cada 90 minutos. Equipado com um instrumento em miniatura altamente sofisticado, originalmente concebido no JPL/NASA, o satélite irá coletar importantes dados meteorológicos/climáticos por meio da técnica de rádio ocultação.

OSM-1 CICERO será registrado como o primeiro satélite de Mônaco pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA). O lançamento do foguete Vega, que carrega vários pequenos satélites, foi atrasado por algum tempo após o fechamento do centro espacial devido à Covid-19 e aos ventos adversos anormalmente persistentes durante o verão.

O satélite completou com sucesso sua fase de comissionamento. Este lançamento histórico marca o início do envolvimento do Principado de Mônaco no promissor setor de alta tecnologia do “Novo Espaço”.

A rota do satélite pode ser acompanhada no link www.orbitalsolutions.mc/track-our-satellites.

Para mais informações sobre Mônaco, acesse en.gouv.mc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *