Conhecendo as maravilhas do Parque do Jaú na Amazônia

O Parque Nacional do Jaú, localizado na Amazônia, tem árvores que alcançam mais de 35m de altura, diversidade que chega a 200 espécies por ha, sistema aquático composto por três grandes rios e uma infinidade de pequenos igarapés de águas negras. Ele é considerado o maior parque florestal de água doce do mundo e foi declarado pela UNESCO “Patrimônio Natural da Humanidade”. A Expedição Katerre oferece um roteiro de cinco dias para conhecer a fundo as maravilhas dessa região, indicada para o ecoturismo e que quase não tem mosquitos.

O passeio começa no município de Novo Airão, onde é possível explorar o arquipélago de Anavilhanas. Aqui, o turista observa espécies como Botos Tucuxi, Cor-de-Rosa, de aves de época, como Maguari e Garças, além de tomar um banho com bóias no Rio Negro. A exploração segue e diversas paradas são feitas no caminho para a total imersão da região pelo navegante. Com isso, ele pode conhecer uma comunidade indígena, onde realiza um intercâmbio em lingua nativa Tukano e tem contato com o modo de vida e costumes tradicionais, pode mergulhar de bóia ou até mesmo fazer um City-tour por Novo Airão, para conhecer o artesanato, as oficinas de artesãos e atrações da cidade. Durante a expedição é possível observar espécies típicas do local. Por exemplo, ao navegar pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, é provável a visualização de aves e mamíferos aquáticos; ao chegar na Comunidade do Aturiá, realiza-se um passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos. Só lembrando que, dependendo se a época é de cheia ou de seca, as atrações do roteiro podem mudar.

A maioria das refeicoes sao servidas na embarcação e muitas vezes sao compostas por comidas locais, para total afinidade do turista com o ambiente; o café da manhã, pode ser acompanhado de frutas, geléias, tapioca, tucumã, comidas tipicas da regiao, por exemplo. Em um dos jantares, em fogueira, conta-se histórias do folclore caboco.

Próxima saída do Roteiro de Jaú:

13 a 17 de dezembro

Conheça mais sobre a Expedição Katerre no site.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês