Jordânia: Mapa de Viagens Significativas reúne experiências culturais e autênticas no país

Um ano como 2020 gera muitas reflexões sobre como as pessoas se relacionam com o mundo e com suas comunidades. E o turismo e a forma de viajar também acabam mudando. O Escritório de Turismo da Jordânia, em parceria com a organização sem fins lucrativos Tourism Cares, produziu o Mapa de Viagens Significativas (Meaningful Travel Map) para dar um propósito e um significado especial às viagens para a Jordânia. No mapa, foram incluídas 12 empresas sociais, que oferecem experiências culturais, sustentáveis e autênticas aos viajantes, que em troca usam o poder da viagem para ajudar pessoas e lugares a prosperar. Confira abaixo algumas das organizações que fazem parte do Mapa de Viagens Significativas, para quando viajar for possível novamente.

BARAKA DESTINATIONS

Na região norte da Jordânia, é um destino perfeito para o viajante social. Experimente este conjunto de experiências turísticas e negócios locais em Um Qais. Baraka Destinations é um empreendimento social que desenvolve empresas de turismo da comunidade e experiências que destaquem a cultura local e a narrativa coletiva. Entre as experiências oferecidas estão trilhas para caminhadas e bicicletas, atividades de apicultura, aulas de culinária e artesanato, entre outros.

SUMMAGA CAFE

Summaga é um café, restaurante e loja descontraído, que oferece o autêntico sabor de Ajloun. O cardápio é baseado em ingredientes produzidos nas fazendas locais: laticínios caseiros, conservas, mel, ervas, especiarias e verduras, apresentados em pratos simples e típicos da região. Os produtos da cooperativa também estão expostos à venda no mesmo espaço. Há menus de café da manhã, almoço e jantar e pratos exclusivos usando produtos orgânicos e de animais criados soltos, incluindo azeite orgânico, vinagre de maçã, mel, zaatar, ovos caipiras e melaço. O restaurante é o principal ponto de venda dos produtos das 25 fazendas orgânicas das aldeias de Ajloun. Além disso, Summaga criou uma oportunidade para as mulheres ajlouni trabalharem em tempo integral e fazerem parte da força de trabalho do turismo. O Summaga também contribui com oportunidades de trabalho criadas nas próprias fazendas.

BEIT KHAIRAT SOUF

Beit Khairat Souf é uma tranquila cozinha e jardim, que serve café da manhã fresco com produtos locais e oferece aulas, treinamento e empregos para os habitantes locais, além de ser um lugar perfeito para experimentar os gostos e tradições da cultura jordaniana. É um patrimônio histórico e cultural da família Batarseh. O local é administrado pela Associação Alnoor Almouben, composta por um grupo de mulheres, e tem como objetivo criar uma plataforma para que as mulheres locais se sustentem financeiramente por meio de oportunidades de desenvolvimento econômico no centro de Souf.

COOPERATIVA DE MULHERES IRAQ AL AMIR

A Associação Cooperativa de Mulheres Iraq Al Amir foi criada pela Fundação Noor Al-Hussein há mais de duas décadas. O objetivo era tornar as mulheres financeiramente independentes e elevar seu padrão de vida, aumentando sua renda e preservando o patrimônio local. São oferecidos workshops de produção artesanal de papel, cerâmica e uma fábrica de tecelagem manual com três teares manuais. Além disso, elas são conhecidas por seus produtos frescos e deliciosos e ensinam como cozinhar pratos árabes tradicionais.

SOCIEDADE REAL PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

A Sociedade Real para a Conservação da Natureza (RSCN) é uma organização nacional independente dedicada à conservação dos recursos naturais da Jordânia. Foi fundada em 1966 e tem como missão proteger e administrar os recursos naturais do país, sendo responsável pela proteção da vida selvagem e de seus habitats. A Wild Jordan Adventures (marca da RSCN) oferece ecoturismo e uma variedade inspiradora de destinos para explorar. As reservas naturais da Jordânia são a melhor maneira de descobrir as paisagens e a natureza do país. Para os aventureiros, é possível acampar, fazer safári, canoagem, caminhadas e ciclismo.

AMMARIN BEDOUIN CAMP

A 10 minutos a pé de Little Petra, este acampamento fica em Siq Al Amti, escondido em um anfiteatro espetacular de areia e colinas e administrado pela tribo local Ammarin. No Ammarin Bedouin Camp, eles trabalham combinando história, natureza, patrimônio e cultura em uma das áreas mais bonitas da Jordânia. São oferecidas atividades para aproximar os hóspedes da natureza, da história da região e dos habitantes locais.

Para mais informações sobre estas e outras organizações do Mapa de Viagens Significativas, acesse este link.

Para mais informações sobre a Jordânia, acesse www.visitjordan.com.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês