Noruega: o que você sabe sobre os vikings?

Crédito: Terje Rakke-Nordic life – Visitnorway.com
Crédito: Terje Rakke-Nordic life – Visitnorway.com

O que você lembra quando pensa nos vikings? Guerreiros com característicos capacetes com chifres, machados de ferro e os famosos barcos compridos, de ponta curva e ornamentada?

Os vikings eram piratas que navegavam ao longo da costa europeia. A fama de guerreiros impiedosos não é inteiramente justa. Eles também eram habilidosos comerciantes, administradores e ótimos artesãos em metal e madeira, produzindo jóias e artefatos que existem até hoje. Foram também um dos melhores contadores de história de toda a Europa, e as sagas nórdicas continuam encantando muitas pessoas nos dias atuais.

Os vikings eram exímios navegadores, que se embrenhavam na enorme costa de fiordes noruegueses e outros locais na Europa. Os barcos eram estreitos e leves, feitos de madeira e cujo casco era projetado para uma navegação rápida e fácil em águas rasas. Uma curiosidade é que como a embarcação tinha duas pontas, não era necessário virar o barco para navegar na direção contrária, o que configurava um grande vantagem quando o mar em que se estava era cheio de icebergs e pedaços de gelo. Os remos estavam alocados em quase toda a extensão do barco, e algumas versões dos barcos combinavam a força da remada com a vela.

E com todos esses elementos combinados os vikings saíam em viagens de descobertas, comércio e invasões oportunistas de vilas e povoados da Europa, sendo que suas atividades foram iniciadas no final do século VIII. Famosos por sua coragem, os vikings tinham um senso de humor sombrio e uma resistência enorme em batalhas e pioneirismo em viagens marítimas em terras distantes.

Para conhecer um pouco mais dessa fascinante cultura que se mantém até os dias atuais, conheça as experiências vikings na própria Noruega. Visite o The Viking Ship Museum, na cidade de Oslo, que guarda, entre seus tesouros, os dois mais preservados barcos vikings do mundo, além de outras ferramentas e utensílios. Há também um mercado que acontece todos os anos na vila de Gudvangen, chamado Viking Valley Market, onde você pode observar a produção de artesanatos tradicionais, provar a culinária viking, dar uma olhada nas barracas ou até remar uma réplica de uma embarcação.

Para saber mais sobre o destino, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês