Noruega, o país mágico que mudou minha vida – por Marco Brotto

Me chamo Marco Brotto, mas sou conhecido como o caçador brasileiro de aurora boreal. E toda essa história maluca que mudou a minha vida começou na Noruega, um país apaixonante.

Muitos anos atrás um amigo me falou sobre uma ilha na Noruega que era o santuário dos Ursos Polares. Ele falava de Svalbard e foi essa minha primeira pesquisa sobre a Noruega! A partir dela, meu amor por esse país, pelas suas paisagens, pelo seu povo acolhedor e pela aurora boreal só aumentam.

Fui à Noruega pela primeira vez em 2011. Fui sozinho e com a cara e a coragem. Não imaginava que esse contato com o país dos fjords mudaria minha vida. Eu já estava em Tromso fazia uma semana e no último dia, pouco antes do nascer do sol vi pela primeira vez a aurora boreal. Ali resolvi que compartilharia esse incrível fenômeno da natureza com todas as pessoas que eu pudesse e foi assim que começou a jornada como caçador de auroras. Sou eternamente grato a Noruega.

Já quando se chega em Oslo, a arquitetura em vidro, madeira e metal do aeroporto encanta. A simplicidade dos materiais, a elegância das linhas e o cuidado com os detalhes já mostram que estamos entrando num outro mundo.

Depois de Oslo, indo ao Norte, passamos pelos extraordinários fjords, pelas encantadoras igrejas de madeira, pelos glaciais e pelas estradas com pontes que mergulham no Oceano Atlântico. Mais ao Norte, temos as ilhas com suas casas dentro do mar e cores inconfundíveis.

marco-brotto-noruega (3)

Viajando mais algumas centenas de quilômetros ao Norte, você chega ao Círculo Polar Ártico. A partir daí, a qualquer momento pode-se ver com mais facilidade a famosa Aurora Boreal. Também chamada Dama da Noite, ela é sem dúvida o mais lindo espetáculo da natureza e a região de Tromso está em uma localização especial para observar essas luzes do norte.

Tromso é uma cidade universitária que exala aventura, cultura e civilidade. Andar pelas calçadas aquecidas, comer o salmão defumado e se aconchegar nas fogueiras em frente aos fjords fazem parte de todas as viagens que fiz até hoje. Já se passaram mais de 10 viagens até o Reino da Noruega e sei que sempre vou voltar.

Ao redor de Tromso temos os mais diversos passeios possíveis, desde teleféricos que nos levam até o ponto mais alto da região, até visitas à vila de pescadores de bacalhau e corridas de trenós com cachorros.

Ainda mais ao Norte, os alpes noruegueses são repletos de paisagens de cinema. Temos casas lindas com suas luzinhas acessas que mostram que estamos mesmo numa terra de contos de fadas.

Continuando a jornada ao Norte é legal parar nos postos de gasolina e comer um delicioso cachorro-quente com muito ketchup. A paisagem começa a mudar quando deixamos a taiga e entramos na tundra…as árvores desaparecem e no horizonte muitas renas pastam nas montanhas.

Entra-se em outro mundo quando se chega perto de Nordkapp, o ponto norte extremo do continente europeu. Os túneis são um dos orgulhos da engenharia norueguesa e passam por baixo dos fjords. Quando se chega à Nordkapp, você descobre que o fim do mundo pode ser mais lindo do que você imagina.

marco-brotto-noruega (4)

Durante toda a viagem pelas regiões norueguesas de Tromso e Finnmark, à noite é possível percorrer as estradas em companhia da aurora boreal iluminando o caminho. Prepare-se para o frio! Indo em direção à fronteira russa, a temperatura cai em torno de 10 graus por conta das frentes frias que vêm da Sibéria.

Esse pequeno relato das coisas que conheço da Noruega não pode dimensionar a emoção e a beleza dessa terra abençoada pela Aurora Boreal, pelos trolls e pelos duendes.

Você aprenderá que os amáveis noruegueses em maioria acreditam que seres mágicos existem…e alguém vai querer discutir com um viking de 1,90 de altura?! Acho que não. 🙂

Eu conto todas as minhas aventuras na Noruega por meio do AuroraBoreal Blog. Te convido a ler mais sobre o fantástico país que mudou os rumos da minha vida.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês