O Natal em Seychelles é com sol, calor e o mar logo ali. As igrejas se enchem para as missas e os corais, e o dia 24 de dezembro é marcado pelo jantar em família. Poderia ser no Brasil, mas em Seychelles o Natal é também com palmeiras decoradas com guirlandas e, as casas, enfeitadas com materiais locais, como conchas e folhas secas.

As árvores de Natal estão espalhadas pelas ruas, especialmente em Victoria, a capital do arquipélago. E, embora sejam muitas as igrejas onde acontece a Missa da Meia-Noite, é em Victoria a maior e mais concorrida missa, na Catedral Católica da Imaculada Conceição, na rua Olivier Maradan.
É para lá que geralmente rumam as famílias depois da ceia, em que é um clássico servir o assado na panela (carne de porco criada localmente). É tradição, desde tempos remotos, cozinhá-lo lentamente em uma marmit (panela tradicional, com alças em cada lado e uma tampa) em um fogão a lenha, e servir acompanhado por arroz basmati e uma salada de agrião. Atualmente, a carne de porco ainda é comum nos menus desse dia especial, mas não necessariamente assada.
O clima tropical faz com que as ceias de Seychelles sejam com pratos nada pesados: peixes frescos grelhados, curries crioulos, pratos com coco, banana e frutas tropicais e sobremesas locais, como tortas de coco, fazem parte do menu marcado pelo sabor leve e local. Nos hotéis e resorts, os dias 24 e 25 de dezembro são planejados para que os viajantes vivenciem as tradições do Natal de Seychelles com jantares especiais, menus temáticos, música ao vivo e pequenas celebrações de Natal. E, já que Seychelles tem a sorte de ser brindada com o calor o ano todo, muitas programações acontecem ao ar livre, à beira-mar.
As luzes do Natal
As principais luzes de Natal estão concentradas em Victoria, especialmente nos correios, no Museu Nacional de História, ao longo da Avenida da Independência e no Parque da Paz. E, todos os anos, elas são acesas em uma cerimônia de iluminação feita pelo gabinete do prefeito de Victoria.
Os muitos viajantes que vão até a região encontram produtos especiais para essa época de festas: comidas, bebidas, artesanato, decorações e presentes de Natal ficam à venda. Além disso, canções natalinas são apresentadas, seja por corais profissionais, seja por grupos escolares, para manter o clima até o Natal. As músicas são tanto na cidade quanto em enfermarias de hospitais, lares de idosos e igrejas.

Árvore sustentável
Seychelles comemora o Natal de forma sustentável com seu concurso de árvores de Natal aberto a escolas, residências e distritos, ao setor privado e à sociedade civil. A ideia é incentivar a população a usar materiais que foram descartados para criar árvores de Natal artísticas. Para o prêmio, são muitos os critérios. As organizações e os indivíduos são avaliados não só pela aparência geral das árvores, mas também contam pontos a diversidade de materiais reciclados e naturais encontrados no ambiente, a originalidade do design e da decoração, a inovação e habilidade manual, o impacto visual, a biodegradabilidade e a reutilização da árvore.
Texto escrito por Natália Manczyk, jornalista de viagem – Porta de Embarque