Iniciativa sustentável arrecada seis toneladas de lixo eletrônico em São Paulo

Implantada a partir de maio de 2018, iniciativa do Escritório de Turismo de Mônaco, do Movimento Greenk e da Prefeitura de São Paulo arrecadou 6.134 Kgs de lixo eletrônico (e-lixo) na cidade, superando em 53% a meta de coleta original do projeto. Isto equivale a uma redução de 2.096 Kgs em emissões de CO2 e uma economia de 21.070 KW/h. Os números significam, por exemplo, a retirada de 461 carros da cidade por um dia (cálculo de um veículo econômico movido a gasolina que percorre 20km em um dia) ou o desligamento de 351 TVs por um mês (cálculo de uma TV de 200w ligada por 30 dias, 10hs por dia).

A iniciativa é inédita no país. Durante o ano, foram instalados 15 coletores de e-lixo em parques e prédios públicos da cidade de São Paulo e já foram realizadas 60 coletas, mostrando o engajamento das pessoas e a importância de promover este tipo de projeto. Os parques Ibirapuera e Aclimação são os recordistas em coletas e material arrecadado, com mais de uma tonelada de lixo eletrônico coletada em cada um.

Com a iniciativa, os paulistanos podem se desfazer de equipamentos eletrônicos de diversos tipos, como computadores (notebooks e CPUs), impressoras, celulares, tablets, monitores, acessórios, cabos e equipamentos eletroeletrônicos de pequeno porte. O material descartado é recolhido e transportado por empresas homologadas e certificadas pela Green Eletron (Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos fundada pela ABINEE). O processo de triagem dos equipamentos e logística reversa é feito pela empresa Sinctronics. Os equipamentos em condições de uso são encaminhados aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para serem remanufaturados e doados para escolas públicas. O restante dos produtos e peças é encaminhado para uma empresa ambiental certificada e reciclado de forma ambientalmente correta, seguindo os princípios da economia circular, de forma que os materiais sejam reinseridos na cadeia produtiva como matérias-primas para novos produtos.

O Escritório de Turismo de Mônaco é um dos apoiadores do projeto, dado que o principado europeu tem uma grande preocupação com causas socioambientais. O governo do país apoia iniciativas sustentáveis dentro e fora de suas fronteiras, em áreas como energia limpa, mobilidade urbana, turismo responsável, alimentos orgânicos, proteção dos oceanos e do meio ambiente, entre outros.

Mônaco percebeu a importância de apoiar uma ação voltada ao lixo eletrônico, facilitando e incentivando seu descarte e promovendo a conscientização da população, já que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o sétimo maior produtor de lixo eletrônico do mundo e o segundo nas Américas, produzindo cerca de 1,5 milhão de toneladas de e-lixo anualmente. No entanto, o descarte correto é feito apenas para 3% deste material. Computadores, celulares e outros gadgets descartados como lixo são depósitos de alumínio, mercúrio, cádmio, chumbo, entre outros materiais. Esses componentes químicos, em vez de serem reciclados, acabam em lixões e aterros se tornando substâncias altamente poluentes, que contaminam o ar, a água e o solo, colocando em risco a saúde das pessoas.

Os pontos de coletas estão localizados nos seguintes locais:

1) Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3
2) Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide, 949
3) Parque Prefeito Mario Covas – Avenida Paulista, 1853
4) Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n
5) Parque do Chuvisco – Rua Ipiranga, 792 – Jd. Aeroporto
6) Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n
7) Parque Buenos Aires – Av Angélica, 1.500
8) Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420
9) Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119
10) Parque Burle Marx – Av. D Helena Pereira de Moraes, 200
11) Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515
12) Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
13) Parque Vila Guilherme /Trote – Rua São Quirino, 905
14) Sede da Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15 – Centro
15) Prédio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – Rua do Paraíso, 387

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse www.greenk.com.br/pontos-coleta-saopaulo.

Para saber mais sobre Mônaco, acesse www.visitmonaco.com.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês