Começou o Festival Internacional Goût de/Good France em Seychelles

Os vinhos, os queijos e os pratos tradicionais franceses com todos os aspectos da culinária e dos produtos made in France são os protagonistas do Festival Internacional “Goût de/Good France” nas Ilhas Seychelles este ano. A operação “Goût de/Good France” regressa mundo afora em 2024 para celebrar a gastronomia francesa através de uma série de eventos organizados pela rede diplomática francesa nos cinco continentes.

Começou o Festival Internacional Goût de/Good France em Seychelles

Este evento único, lançado em 2015 por iniciativa do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e do chef Alain Ducasse, tem como objetivo promover a França através da sua gastronomia e dar a conhecer ao mundo a excelência dos seus chefs, artesãos e produtos alimentares.

A Embaixadora da França nas Seychelles, Olivia Berkeley-Christmann, deu o sinal verde oficial na Residência Francesa de La Misère, na última segunda-feira, 22 de abril. O festival ocorrerá de 22 a 30 de abril e os clientes dos estabelecimentos participantes serão brindados com iguarias francesas, tais como queijos, licor Ricard e pratos tipicamente franceses, no âmbito do evento.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento representantes do Restaurante Delplace e da Academia de Turismo das Seychelles (STA), da ilha principal de Mahe, e do resort Club Med, localizado na ilha de Sainte Anne. Todos eles participam do festival juntamente com o Four Seasons Resort, Gou Notik, Hilton Northolme Resort, Story Hotel e La Belle Tortue.

Iniciado pela rede diplomática francesa no mundo com o intuito de promover a sua culinária e seus produtos mais típicos, o evento realiza-se nas Seychelles desde 2015, em colaboração com o Departamento de Turismo.

Pierre Delplace, proprietário do restaurante Delplace, relatou que, desta vez, as pessoas terão “um vislumbre da cultura francesa através de um prato principal, de uma entrada e até de uma bebida. Dei ao chefe do meu restaurante a receita do Boeuf Bourguignon da minha mãe para dar às pessoas uma amostra de como é feito”.

Delplace explicou ainda que outro aspecto da gastronomia francesa que também estará presente em seu estabelecimento é a tradição do aperitivo: “Quando se é convidado para comer na França, a primeira coisa que se recebe é um aperitivo, por isso vamos ter Ricard e outros dois para os clientes desfrutarem como parte do festival”, disse.

Este ano, embora os países estejam a associar a gastronomia francesa aos Jogos Olímpicos que se realizam em Paris de julho a agosto, os chefes participantes tiveram um pouco mais de liberdade nos pratos que quiseram apresentar.

Ryan Marie, instrutor da STA, explicou que, embora o estabelecimento só tenha participado no evento durante seu lançamento, “utilizamos os nossos ingredientes tradicionalmente seichelenses para compor pratos tipicamente franceses”. Entre os ingredientes transformados em pratos franceses estão a baunilha e a canela utilizadas na confeitaria.

O representante do Club Med Seychelles, Adrien de Robillard, descreveu um buffet composto por cerca de 25 queijos e charcutaria franceses por “estarem na vanguarda do Club Med, uma vez que não temos um menu fixo”.

Começou o Festival Internacional Goût de/Good France em Seychelles

No final do evento, todos os estabelecimentos participantes receberão um certificado de participação por promover a gastronomia francesa nas Ilhas Seychelles.

Para saber mais sobre o destino Seychelles, acesse: https://www.seychelles.com/home

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês