Como as festas de fim de ano transformam destinos e movimentam a indústria do turismo

Share this post

Marcadas pelo Natal e o Réveillon, as festas de fim de ano não são apenas momentos de celebração familiar, elas também representam uma grande oportunidade para o setor de turismo. Combinadas às férias escolares e recessos do trabalho, essas ocasiões criam o cenário perfeito para viagens. Para quem atua na cadeia turística, este é um dos períodos mais lucrativos do ano, beneficiando desde grandes empresários até vendedores autônomos. Mas o sucesso dos destinos não é uniforme, eles podem se destacar não apenas pela localização ou clima, mas também pela capacidade de planejar, inovar e atrair públicos-alvo específicos para essa temporada.

Fim de ano no Brasil

Como as festas de fim de ano transformam destinos e movimentam a indústria do turismo
Crédito: Reprodução

Para os viajantes estrangeiros que planejam visitar o Brasil entre 20 de dezembro e 3 de janeiro, o relatório do Booking aponta que o Rio de Janeiro (RJ) é o destino mais buscado, seguido por Florianópolis (SC) e São Paulo (SP). Entre os viajantes brasileiros, o volume de buscas para o mesmo período também é liderado pelo Rio, seguido por Porto de Galinhas (PE) e Ubatuba (SP). Dá pra notar que os destinos litorâneos se destacam nesta época, afinal, quem não quer se refrescar no verão e pular ondinhas na virada do ano, não é mesmo? Mas, no caso do Rio, este resultado também é reflexo do planejamento, organização e atrativos inéditos trazidos ano após ano para o Réveillon mais famoso do país.

Como as festas de fim de ano transformam destinos e movimentam a indústria do turismo
Crédito: Divulgação

Outro destino cuja programação de fim de ano se tornou referência em como estratégias bem executadas podem impulsionar o turismo é Gramado (RS). Neste ano, a 40ª edição do Natal Luz contará com espetáculos natalinos, shows de ilusionismo, além de uma grande novidade: a gravação do tradicional especial de fim de ano da TV Globo com Roberto Carlos. A expectativa desta vez é atrair mais de 2,8 milhões de turistas e movimentar mais de R$550 milhões na economia local, R$50 milhões a mais do que em 2024. 

Experiências Internacionais

Alguns destinos internacionais também inspiram, vendendo um conto de fadas natalino, ampliando o valor de ticket médio por viajante e atraindo famílias em busca de experiências memoráveis.

Como as festas de fim de ano transformam destinos e movimentam a indústria do turismo
Natal em Viena – Crédito Reprodução

Na Áustria, Viena transformou os mercados de Natal em uma das maiores experiências natalinas do mundo, atraindo milhões de turistas todos os anos. Na Lapônia Finlandesa, a Vila do Papai Noel, em Rovaniemi, oferece um verdadeiro conto de fadas natalino. Nos Estados Unidos, Nova York é um exemplo de como as metrópoles podem inovar para atrair turistas no fim do ano, trazendo uma experiência de Natal com sentimento de nostalgia dos filmes, seguida de um Réveillon marcado pelo banho de confetes no meio da Times Square.

Oportunidades

Enquanto destinos consolidados colhem resultados evidentes, há espaço para destinos emergentes inovarem e captarem parte dessa demanda sazonal. Para isso, é fundamental criar um produto atrativo e inovador, investir em infraestrutura (desde mobilidade a hospedagens), formar parcerias estratégicas com entre órgãos públicos e empresas privadas, e divulgar com bastante antecedência.

Conhece algum destino novo seguindo esses passos? Conta pra gente!

Por Elaine Villatoro, do Live More, Travel More.

Share this post

Mais conteúdo GVA para você!

Subscribe to our newsletter

EnglishPortuguêsEspañol