O cuidado com a saúde física e mental deixou de ser um detalhe da viagem e passou a ser prioridade. O turismo de bem-estar (wellness tourism) já é o quarto maior setor da gigantesca economia global voltada à saúde, atrás de cuidados pessoais, nutrição e atividade física, conforme o Global Wellness Economy Monitor 2024, do Global Wellness Institute (GWI). Nesse cenário que inclui não só spas como roteiros na natureza, detox digital, experiências culinárias em fazendas e retiros para dormir melhor, o Brasil se destaca oferecendo experiências que unem a natureza privilegiada do País à cultura e aos serviços de qualidade no setor.
O Brasil é o 12º maior mercado de bem-estar do mundo e ocupa o primeiro lugar na região da América Latina e Caribe entre os 46 países avaliados pela GWI, mostrando que os turistas de wellness no Brasil encontram um setor já estabelecido.
A natureza do Brasil como cenário de bem-estar

De norte a sul, o país guarda destinos onde a natureza e o bem-estar se encontram e formam uma boa combinação. No Ceará, o vento constante e o mar formam um cenário perfeito para a renovação: meditação na praia, os passeios para ver o nascer e o pôr do sol e os esportes da vez, como o kitesurf e o windsurf, libertam das preocupações. O Carmel Charme Resort, em Aquiraz, por exemplo, tem um spa bem equipado, mas completam as experiências que curam o corpo e a alma, a aula de yoga com vista para o mar, a oficina Mãos na Argila e o piquenique de frente para o mar entre almofadas e toalhas sobre o gramado.

Ainda no Nordeste, a natureza da Bahia, composta pelas praias intocadas e pelos coqueiros a perder de vista por si só promovem o relaxamento. Um exemplo é a Ilha de Boipeba, que vem recebendo turistas interessados na conexão (e reconexão) trazida pelo mar, a areia e todo o verde da região. Já quem quer cuidados de bem-estar de alto padrão segue para Trancoso, onde estão resorts e hotéis-butique que oferecem spas de luxo, a exemplo dos hotéis UXUA, Fasano, Club Med e a Pousada Estrela d’Água.
Enquanto as praias do Nordeste são o cenário para massagens, esportes e contemplação, em Foz do Iguaçu a força das águas e a floresta são o que formam as atividades de wellness. É possível vivenciar experiências como o banho de floresta, ou shinrin-yoku, caminhando pela Trilha do Índio em meio à Mata Atlântica, fazendo o toque em árvores, exercícios bioenergéticos e contato com plantas medicinais guaranis. Para quem busca equilíbrio mental, aulas de yoga e mindfulness ao ar livre oferecem exercícios respiratórios e alongamentos que ajudam a resetar a mente, oxigenar o corpo e se ancorar no momento presente. Além disso, a energia natural das Cataratas do Iguaçu, um dos pontos mais energéticos do planeta, pode ser sentida através da ionterapia: durante a Trilha das Cataratas, são feitas paradas para exercícios e para captar os íons negativos produzidos pelas brumas das cachoeiras.


Mais um exemplo de destino perfeito para o bem-estar no Brasil é o Mato Grosso do Sul. Em Bonito, as águas e o verde exuberante se transformam em áreas para yoga ao ar livre e massagens relaxantes, além das cachoeiras, grutas e trilhas que desaceleram os mais acelerados. Muitos resorts e eco-lodges oferecem aulas de yoga no início da manhã, com vista para rios e cachoeiras, promovendo o relaxamento total. No Pantanal também não é preciso esforço para a conexão total com a Natureza. Em um dos maiores santuários de vida selvagem do mundo, nem é preciso uma grande estrutura de spa, massagens e piscinas. Na região onde o impacto humano é pouco e quem manda é a Natureza, não faltam experiências imersivas oferecidas pelas pousadas e ecofazendas. Trilhas guiadas, safáris, cavalgadas e passeios de barco em programas como os da Caiman e Fazenda San Francisco fazem esquecer o estresse da cidade.
Para profissionais de turismo que desejam transformar a habilidade do Brasil para bem-estar em roteiros autênticos, a Blumar Turismo, uma das operadoras de turismo mais experientes e conceituadas do Brasil, oferece expertise como DMC, apoiando agentes e operadores internacionais a traduzirem a diversidade brasileira em experiências memoráveis.
Quer saber mais sobre o Brasil? acesse o site Brasil DNA.
.
Por Natália Manczyk, do Porta de Embarque