Barco norueguês chega a Fortaleza em fevereiro

baixa
O veleiro ficará atracado na capital cearense do dia 19 ao dia 24 e receberá diversas atividades

O navio Sørlandet é um verdadeiro patrimônio norueguês. Há décadas ele servia para formação de marinheiros e hoje está aberto para jovens de todas as idades que tenham interesse de aprender não só a velejar, mas também de preencher toda uma grade curricular a bordo – que inclui cursos de ciências, matemáticas, educação física, arte, literatura e redação, espanhol e etc. Atualmente o navio carrega 50 alunos a bordo e, embora maior parte seja da Noruega, também existem jovens de outras nações como Estados Unidos e Hong-Kong.

O navio acaba de percorrer a costa sul africana e em breve atracará em solo brasileiro, onde ficará de 19 a 24 de fevereiro na bela cidade de Fortaleza. No dia 19, ele estará aberto para visitação pública gratuita das 9h às 17h. A entrada será pelo terminal de passageiros do Porto de Macuripe (entrada de carro pela Av. Vicente de Castro S/N).

No dia 21, o veleiro receberá o chef cearence Rodrigo Viriato, que possui um extenso currículo como sócio e chef executivo do Grupo Alices, professor de Gastronomia na Universidade Federal do Ceará e colunista de diversos veículos da imprensa local.

Chef Rodrigo Viriato
Chef Rodrigo Viriato

Ele irá ministrar uma aula de culinária para os alunos a bordo do navio, a intenção é mostrar a eles um pouco da gastronomia brasileira. “A Gastronomia é o meio afetuoso de laço entre os convivas, mostrando aos seus, todo o amor desprendido em bocados a serem servidos. Pelo alimento você recebe, acolhe e abraça cada pessoa semeando experiências e sensações memoráveis”, afirmou o chef Rodrigo Viriato. Em seguida, das 18h30 às 21h, será realizada uma recepção para convidados. Uma das grandes atrações da festa será a gastronomia do chef, que terá destaque o bacalhau da Noruega.

A programação continua no dia 22 de fevereiro, das 14h às 17h, quando acontecerá um seminário sobre aquicultura e frutos do mar na sede da parceira Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

“O navio-escola Sørlandet tem uma longa história de velejar ao redor do mundo e oferecer para jovens a oportunidade de conhecer outros países e culturas, bem como aprender sobre transporte internacional e marítimo. Estou muito satisfeita que o Sørlandet escolheu o Brasil, especificamente a cidade de Fortaleza/CE, como um de seus destinos em  2017. O Estado do Ceará tem muitas semelhanças com a Noruega, entre elas uma longa tradição de navegação marítima, e de exportação e produção de peixes. Espero que a visita do navio a Fortaleza seja o começo de uma relação frutífera entre a Noruega e esse Estado brasileiro”, afirma Aud Marit Wiig, Embaixadora da Noruega no Brasil.

Assista aos vídeos a bordo do Sørlandet
Assista aos vídeos a bordo do Sørlandet

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguêsEspañol