O bacalhau norueguês é conhecido mundialmente e inclusive muito apreciado aqui no Brasil. Mas em seu país de origem ele é experimentado de outra forma. Em vez do sabor salgado e da textura seca que conhecemos, os noruegueses costumam comê-lo fresco e defumado. Dê uma chance e você vai descobrir um sabor totalmente novo, sem se arrepender.
Uma região que se desenvolve economicamente pela venda do bacalhau localiza-se no Círculo Polar Ártico, no arquipélago de Lofoten, onde toda a comunidade local é envolvida nas atividades de pesca. Já a cidade de Alesund é o lar da maior fábrica de bacalhau para exportação do país. Pode-se comprar o peixe fresco diretamente dos barcos pesqueiros que atracam no canal. Você consegue imaginar uma refeição mais fresca do que essa? Já na vibrante cidade de Bergen, uma das principais da Noruega, vale uma visita ao mercado de peixes, onde há uma grande variedade de frutos do mar e especiarias.
Mas mesmo com toda a fama do bacalhau, a Noruega tem uma gastronomia diversificada e bastante sofisticada. O prato nacional é chamado de Fårikål, um guisado de carne de cordeiro e repolho. O salmão defumado também é muito popular, assim como carnes de caça, como veados, renas e alces. Com um molho cremoso e um delicioso vinho tinto o jantar fica perfeito. Um fato interessante sobre a Noruega é que o almoço dificilmente consiste em prato quentes, normalmente são pães e snacks. O jantar, ao contrário, é mais reforçado.
Há também o brunost, ou brown cheese, uma especialidade do país. É um queijo de leite de cabra, mas com um preparo bem diferente e especial, que deixa-o castanho e de sabor adocicado, comumente consumido no café-da-manhã. Durante o verão, os embutidos e salsichas secas são bastante apreciados. A carne seca pode ser servida com um pão tostado, super fino, natas e ovos mexidos.
E quem visitar o país e quiser experimentar a cozinha norueguesa tradicional pode almoçar no restaurante Fløien. Localizado na charmosa Bergen, você não só vai desfrutar de ótimos pratos como terá uma visão panorâmica de toda a cidade. A vista é espetacular! O restaurate está 320 metros acima do nível do mar e adentrar seus domínios significar deixar para trás qualquer barulho da vida cotidiana da cidade. O restaurante foi inaugurado em 1925 e completamente restaurado, tem uma arquitetura distinta e um local de destaque. Nas áreas próximas há diversas montanhas, bosques e lagos. Outras opções de restaurantes no país, que podem e devem ser conhecidos, são o Enhjorningen, Potetkjelleren e o Filini, localizado no hotel Radisson Blu.
Para saber mais sobre o destino, acesse o site.