A gigantesca cratera de meteorito no Arizona

Crédito: Flagstaff Convention and Visitors Bureau

O Arizona é um estado bastante conectado com o Universo e seus mistérios, por exemplo, com relatos de pessoas que viram objetos voadores não identificados e luzes vindas do céu. Outro exemplo bastante turístico dessa conexão é a Meteor Crater. Aproximadamente 50 mil anos atrás, um pedaço de um asteróide, viajando em uma velocidade de mais de 60.000 Km/h, colidiu com o nosso planeta. A cada segundo, o pequeno pontinho de luz no céu ia se transformando em uma esfera enorme e brilhante. Em razão disso, uma cratera enorme foi aberta no Arizona, na região norte, próxima à cidade de Winslow.

Com aproximadamente 1.2 quilômetros de diâmetro e 173 metros de profundidade, a cratera do meteorito é hoje a mais preservada do mundo. Fotografia da lua e outros planetas mostram de forma clara que as crateras surgem a partir do impacto de meteoritos, asteróides e cometas, assim como ocorreu com o nosso planeta. A natureza continuou modificando o relevo pela força do vento, da água e do calor. Mas no caso da Meteor Crater, as mudanças foram relativamente pequenas e nos permitem ver como foi sua formação milhares de anos atrás.

Os primeiros a descobrirem a cratera foram os ancestrais dos nativos americanos, que deixaram alguns de seus artefatos ali. Somente em 1871, um dos homens do exército reportou o descobrimento do local. Os estudos científicos começaram em 1891, com o Dr. Foote, que analisou diversas amostras do meteorito. O então respeitado geologista Dr. Gilbert resolveu visitar o local e concluiu erroneamente que este havia sido criado por explosões de vapores e gases no subsolo. Somente uma década mais tarde foi descoberto o verdadeiro motivo do surgimento da cratera.

O local recebe turistas internacionais e oferece estrutura de visitação, como trilhas abertas para observação e vistas internas com ar condicionado. Há um centro interativo com várias exposições e informações fascinantes sobre meteoros e impacto com a Terra, diferenças entre corpos celestes, crateras na lua e muito mais. Há também lojas de presentes e rochas (como madeira petrificada, cristais de quartzo, minerais nativos do Arizona, jóias de pedra e fósseis), para que os visitantes adquiram uma pequena lembrança do ponto turístico, e um centro de visitantes.

Além disso, há um cinema que mostra o filme 3D “IMPACT The Mystery of Meteor Crater”. As pessoas podem entender e vivenciar os sons e a fúria com que o meteorito atravessou a atmosfera da Terra e atingiu o sudoeste americano, com um energia de mais de 20 milhões de toneladas de TNT. E o resultado pode ser visto logo depois, no lado de fora do centro de visitantes.

Venha ao Arizona e conheça essa gigante demonstração de força do Universo.

Para mais informações sobre o destino, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

EnglishPortuguês