Crédito: Anders Gjengedal – Visitnorway.com
Fiordes, Sol da meia-noite, Aurora Boreal, natureza selvagem… a Noruega ostenta opções e oportunidades de vivenciar experiências deslumbrantes.
O país escandinavo apresenta condições climáticas interessantes e poucos conhecidas para os brasileiros.
No Brasil, o país é associado a um destino gelado, porém durante seu verão, a Noruega pode atingir um pico de até 27 °C em parte de seu território. Mesmo em seu extremo norte, local onde o frio é mais intenso, nessa época do ano as temperaturas são mais amenas.
No decorrer de suas estações, uma das grandes maravilhas da natureza permanecem intactas, mesmo em movimento, estimulando o turismo local. Tratam-se das geleiras norueguesas.
Pré-históricas, as geleiras sofrem constantes mudanças pois os blocos de gelo estão sempre se locomovendo, por isso, podem variar de tamanho.
A Noruega conta com cerca de 1.600 geleiras espalhadas pelo seu país, totalizando cerca de 2.600 km² de extensão em seu território.
Jostedalsbreen, localizada na região sudoeste do país, próxima aos famosos fiordes noruegueses, é considerada a maior geleira da Europa continental. O destino fica entre Alesund e Bergen, uma das cidades mais procuradas da região pelos turistas brasileiros.
Com 487 km², a geleria tem fácil acesso para os interessados, sendo parte do Parque Nacional de Jostedalsbreen, em Sogn og Fjordane.
Com mais de 50 braços, a geleira tem como um dos principais e mais acessíveis pontos para a visitação, a exuberante Briksdalsbreen, em Briksdalen, localizado no meio do parque.
Os turistas tem a possibilidade de comprar lugares e visitar o local deslocando-se de trollcars, é possível também, através de uma caminhada com uma natureza surpreendente, passar por belíssimas paisagens, lojas de souvenirs e um restaurante acolhedor.
O passeio é acessível para qualquer público, de crianças a idosos, não precisa ser necessariamente um aventureiro para vivenciar uma experiência desse nível. A jornada tem duração de 1,5h disponível entre os meses de abril e outubro.
Briksdalsbreen fica apenas a 30 minutos da cidade de Loen, onde fica localizado o famoso Hotel Alexandra, um dos principais hotéis da região de Nordfjord. Uma excelente opção de hospedagem para o viajante que deseja explorar um pouquinho mais a natureza e atividades do país.
A Noruega ainda nos reserva a geleira de Austfoona, a maior glaciar da Europa, com 8.412 km² e uma fachada de 200 quilômetros, é ainda considerada uma das maiores do mundo, atrás somente da Antártida e Groenlândia.
Há outras geleiras que são pontos atrativos interessantes, como a Tystigbreen e Folgefonna, com estrutura de centro de esqui no verão. Esporte favorito dos noruegueses, a ideia de esquiar e praticar snowboard agrada o interesse dos brasileiros, que procuram lugares para os esportes radicais.
Seu tom azul chama atenção de longe, criando horizontes admiráveis. O degelo é com certeza um incentivo a mais para conhecer esses lugares o quanto antes. O fenômeno transforma os vales, criando rios e lagos, deixando-os com uma coloração esverdeada impressionante.
Para saber mais sobre as geleiras, com o propósito de disseminar a sua existência e seus impactos, em Fjærland, o Museu Glaciar (Norwegian Glacier Museum), apresenta aos interessados alguns vídeos, histórias, interações tecnológicas e maquetes. É uma visita sugerida à todas as idades.
Durante o verão, é possível escalar, fazer rafting e tours entre as geleiras.
Devido seu constante movimento, muitos perigos podem estar presentes durantes as atividades, como fendas, desfiladeiros e a instabilidade do gelo. Por isso é fundamental portar equipamentos específicos e indispensável a presença de um guia com experiência e conhecimento em qualquer programação feita nesses monumentos.