É difícil acreditar que a Amazônia existe. A beleza e autenticidade do lugar deixam mais leve a respiração dos sortudos que se atrevem a conhecê-la. A Amazônia é como um suspiro de plenitude. Visitar a magestosa floresta e seus rios é presenciar um ode de respeito a mãe natureza, que construiu um cenário de tamanha tranquilidade e diversidade.
São tantos roteiros, mistérios, lendas e esconderijos que uma vez no local já é o suficiente para se apaixonar. O belíssimo Rio Negro, com todos os seus afluentes e sua magnitude, é sem dúvida uma região que precisa ser conhecida. As épocas de cheia e seca do rio modificam seu cenário de forma impressionante. O mesmo local pode revelar uma série de belíssimas praias em uma época do ano, ou estar inundado pela água abundante do rio em outra, onde o barco vai navegando entre as copas das árvores. As comunidades caboclas ao longo do Rio Negro são uma importante parte do contexto cultural da Amazônia, com suas tradições e modos de vida que fazem da troca de informações um aprendizado muito rico para toda a vida.
E a experiência de conhecer um local tão encantador e intenso fica ainda mais completa se alguém que o conhece como a palma da mão possa direcionar seu olhar para os detalhes mais interessantes. Uma empresa que torna realidade o sonho de muitos em conhecer essa magnífica floresta é a Expedição Katerre. A filosofia da empresa se harmoniza com o ambiente, sempre de muito respeito pela diversidade e com cuidado para preservar todo esse tesouro. Seus barcos são pequenos e ao melhor estilo caboclo, o que significa que não destoam da paisagem local e oferecem uma experiência autêntica e intimista na Amazônia. Eles têm a missão de mostrar aos viajantes os melhores caminhos, segredos da floresta e dos animais, contar lendas e te levar a um verdadeiro intercâmbio cultural com as comunidades locais. As histórias que contam são verdadeiros ensinamentos e emocionam todos os presentes.
Cada um dos roteiros que os viajantes podem desbravar merece uma atenção especial. Na atual época de cheia, inclusive, há um roteiro específico chamado Jauaperi-Apuaú. Durante oito dias, trilhas e cachoeiras selvagens são conhecidas pelos visitantes, que fazem uma imersão nessa natureza quase intocada pelo homem e marcada por uma impressionante diversidade de flora e fauna. O passeio começa pelo Arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Os dias seguintes incluem trilhas para cachoeiras e piscinas naturais, uma noite em um acampamento, regada a muitas histórias do foclore caboclo em volta da fogueira. A focagem noturna de jacarés, e outros animais, também faz parte da expedição, e é impressionante ver um desses animais tão de perto. Outra amostra de tirar o fôlego da grandiosidade da floresta é a visita a Samaúma do Rio Branco, uma árvore gigante com quase 500 anos de idade! O passeio é indicado para quem busca aventura, lazer, contato intenso com a vida selvagem e belíssimas cachoeiras.
Venha visitar a Amazônia, deixe-se guiar pela Expedição Katerre e tenha uma viagem que você não vai esquecer por muito tempo.
Próximas saídas:
Jauaperi-Apuaú (7d): 11 a 17 de maio
Jauaperi-Apuaú (8d): 07 a 14 de junho
Para mais informações sobre a Expedição Katerre, visite o site.