A gastronomia de Seychelles é resultado dos muitos povos que já habitaram a ilha: a culinária francesa se mistura aos pratos indianos e aos sabores picantes do Oriente. Chineses e britânicos também chegaram por lá, e essa mistura toda originou a comida creole.
Por ser um arquipélago, espere encontrar muito peixe e frutos do mar, além de vegetais, como o pimentão que marca presença nos pratos (são dez variedades do fruto, cada uma indicada para uma receita). Os alimentos são todos muito frescos, graças à pouca distância percorrida pelos ingredientes: muitas vezes eles vêm das hortas locais ou de um barco de pesca logo ali.

As variações dos peixes e frutos do mar são muitas: fritos, assados, grelhados, ao curry ou crus, acompanhados dos tradicionais chutneys de abóbora, manga verde, berinjela ou legumes cozidos. Também é comum virem com molho bastante típico do arquipélago, o preparado com leite de coco, já que coqueiros não faltam em Seychelles. Mas a culinária local não é só peixe: há também as carnes e aves, sempre preparadas com o toque das especiarias típicas de Seychelles. Para algo mais leve, são presença constante nos cardápios a sopa de abóbora perfumada com canela e a refrescante salada de polvo fresco, combinada com cebola, tomate e um toque cítrico de limão.
Com tantas influências, os restaurantes de Seychelles são uma atração tanto quanto as praias. É a chance de provar a culinária creole, mas também restaurantes com pratos chineses, indianos e até mesmo italianos com toque creole. Conheça alguns deles:
Les Rochers Restaurant, Praslin
Vale a pena chegar ainda com o céu claro para jantar nesse restaurante de Praslin. Isso porque as mesas estão a poucos passos do oceano e, além de jantar vendo o mar, não dá para perder o pôr do sol daquela ponta da ilha. Peixes recém pescados, caranguejo ao curry e leite de coco e lagosta na manteiga são alguns dos exemplos da culinária creole no restaurante familiar Les Rochers. Foi construído com granito local que deu um toque chique e rústico, mas ainda assim é o ambiente externo o mais disputado.
Eden Restaurant, Mahé
As lanternas e as mesas entre o verde abundante e o mar dão o clima romântico no Eden, que serve não só peixes como também cortes de carne com temperos creole. Isso significa um menu com combinações inusitadas, a exemplo das costeletas de cordeiro grelhadas com purê de berinjela defumada, fricassê de feijão e molho de tamarindo, ou a salada de polvo com caviar de maracujá.
Trader Vic’s, Mahé
A cozinha da Polinésia Francesa servida no Trader Vic’s tem tudo a ver com o cenário tropical do restaurante. Está dentro do Story Seychelles Resort, em meio a muito verde e na beira do lago. O forno chinês à lenha faz com que o prato mais pedido seja as costelas de porco ao molho barbecue, que recebem notas defumadas únicas do método de preparação. Para acompanhar, é a assinatura da casa o Mai Tai (clássico coquetel com rum, licor de Curaçao, xarope de orgeat e suco de limão), que segue a receita de 1944.
Le Repaire Restaurant, La Digue
A culinária creole prova que pode muito bem se misturar também à italiana no Le Repaire Restaurant. O tagliatelle fresco chega à mesa misturado com ragu de peixes do Oceano Índico enquanto as costeletas de cordeiro vêm com molho do rum local Takamaka, creme e especiarias da ilha. Tudo no ambiente aconchegante do hotel-butique Le Repaire, com vista para um jardim inspirador e o mar.
Kafe Kreol, Mahé
O clima é relaxado e descontraído no restaurante em frente ao mar transparente de Anse Royale. No Kafe Kreol ninguém está nem aí em ir de chinelos ou roupa de banho. Afinal, o lugar está mais para beachbar do que restaurante sofisticado. Os pratos desse vão de peixe grelhado fresco e curry de polvo a massa caseira com toque creole e pizza.
Mais informações
Para mais informações sobre Seychelles, visite o site Seychelles e siga nossas redes sociais: Instagram e Facebook.